sábado, 21 de maio de 2011

Lille faz o necessário, empata com o PSG e leva o título após 57 anos

O Lille sagrou-se campeão francês neste sábado, mesmo com uma rodada de antecipação. A equipe visitou o Paris Saint German e ficou no empate em 2 a 2, mas o resultado foi suficiente para garantir o caneco. É a terceira vez na história que o Lille conquista o título do Campeonato Francês. O time não levantava a taça desde a temporada 1953-1954.

O Olympique de Marselha, que ainda sonhava com o título, também empatou neste sábado. O Marselha ficou no 2 a 2 com o Valenciennes, em casa. Com a igualdade, o Olympique chegou aos 67 pontos. Já o campeão Lille soma 73.

Lille sagrou-se campeão francês neste sábado
Lille sagrou-se campeão francês neste sábado
Crédito da imagem: Reuters

Neste sábado, Obraniak abriu o placar para o Lille aos 5 minutos do primeiro tempo. Aos 45 da etapa inicial, Hoarau empatou o duelo para o PSG. Já aos 15 minutos da segunda etapa, Sow deixou o Lille em vantagem. Mas o PSG alcançou o empate novamente, com Bodmer, 13 minutos mais tarde. O resultado, porém, foi muito comemorado pelos jogadores do Lille, que soltaram o grito de 'é campeão'.

Na última rodada, o Lille joga em casa, contra o Rennes, para continuar a festa da conquista do Francês. O Paris Saint-Germain, por sua vez, precisa vencer o Saint-Etienne fora de casa e ainda torcer por um tropeço do Lyon, contra o Monaco, longe de seus domínios, para se garantir na Uefa Champions League.

O jogo
O Lille parecia querer decidir a partida desde o início. Logo aos cinco minutos, a zaga do PSG afastou a bola mal e Obraniak, de fora da área, chutou rasteiro, firme, abrindo o placar para o líder do campeonato.

Porém, o atacante Guillaume Hoarau não queria facilitar a vida do time visitante. De bicicleta, o atacante do PSG assustou o goleiro Landreau. Pouco depois, o camisa 9 voltou a levar perigo ao invadir a área pela esquerda e chutar firme, para boa defesa do arqueiro do Lille.

Embora atrás no placar, o Paris Saint-Germain era quem levava mais perigo e Giuly, após ter seu chute desviado, viu a bola acertar o travessão de Landreau. Depois de tanta pressão, o PSG chegou ao empate em um lance polêmico.

O árbitro havia dado dois minutos de acréscimo, e, aos 48 minutos, Hoarau, em bola cruzada para a área do Lille, desviou para empatar a partida, gerando grande reclamação do técnico Rudi Garcia.

No primeiro minuto da etapa final, nova polêmica. Hoarau, destaque do PSG na partida, tentou fazer a jogada na entrada da área e caiu, pedindo a falta. O juiz, porém, considerou que o atacante "cavou" a infração e mostrou o cartão amarelo para o jogador, que recebera outro ainda no primeiro tempo, sendo, assim, expulso.

Com um jogador a mais, o Lille voltou a pressionar. Pela direita, Debuchy chutou e o atacante Sow, no meio da área, desviou para marcar seu 22º gol na competição, artilheiro isolado do torneio. O PSG, entretanto, não desistiu e voltou a empatar com o atacante Bodmer, que recebeu na meia lua, driblou seu marcador e bateu firme de perna direita, para colocar 2 a 2 no placar.

Após o gol sofrido, o técnico Rudi Garcia pediu calma a seus jogadores, afinal o empate confirmaria a conquista do Lille. Assim, o time passou a controlar a posse de bola e esperar o tempo passar, para ouvir o apito do árbitro e comemorar o terceiro título francês do Lille.

Veja os resultados desta rodada:
Toulouse 2 x 0 Bordeaux
Nice 2 x 0 Lorient
Montpellier 0 x 1 Monaco
Marseille 2 x 2 Valenciennes
Rennes 0 x 2 Nancy
PSG 2 x 2 Lille
Sochaux 2 x 1 Saint-Etienne
Lyon 0 x 0 Caen
Auxerre 0 x 1 Brest
Lens 0 x 1 Arles-Avignon

Nenhum comentário:

Postar um comentário