sábado, 14 de maio de 2011

O maior roubo da história do futebol

Atlético x Flamengo 1981 - o jogo mais polêmico do século



37 anos depois, o jogo em 1981 que decidiria o time classificado do grupo 3 para a próxima fase da libertadores, ainda gera polêmica e muitas discussões. Antes vamos começar pelo ano de 1980


A decisão do Campeonato Brasileiro em 1980 entre Atlético x Flamengo já foi polêmico. O árbitro que apitou o 2º jogo da decisão, José Assis Aragão, expulsou o atacante Reinaldo que reclamou de um impedimento. Realmente não havia impedimento, eu vi o lance no dvd do Reinaldo que eu tenho em casa. No momento da expulsão o jogo estava empatado em 2x2, resultado que dava o título ao Galo, já que ele havia vencido o primeiro jogo por 1x0 no Mineirão.


Vamos agora para 1981. O jogo mais polêmico e questionado por todos os atleticanos. Copa Libertadores da América, decisão pela primeira fase, no grupo 3 que contava com Atlético MG, Flamengo , Olímpia e Cerro Porteño. Galo e Flamengo terminaram empatados com 8 pontos cada, e por isso foi preciso fazer um outro jogo em um campo neutro para definir quem se classificaria para as semifinais.


Os dois times decidiram realizar a partida no estádio Serra Dourada, em Goiânia GO. Antes mesmo do jogo já havia polêmica. O árbitro escolhido para apitar a partida era Jose Roberto Wright, que viajou junto com a delegação carioca do Rio até Goiás. Até ai nada demais, afinal ele estava no Rio de Janeiro mesmo. Mas o que gerou mais desconfiança foi que simplesmente Wright ficou hospedado no mesmo hotel que o Flamengo. Só coincidência?


Vamos ao jogo, logo no início dava para perceber que o juiz tava afim de derrubar o Galo. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Reinaldo fez falta normal em Zico e imediatamente, sem pensar, Wright mostrou o cartão vermelho ao atacante alvinegro. Reinaldo ficou perplexo e tentava se explicar mais de nada adiantou. E não demorou muito para nova expulsão, dessa vez a vítima foi Éder em outra falta normal.


Com 9 jogadores seria difícil vencer o bom time do Flamengo. Com isso o técnico alvinegro na época Carlos Alberto Silva armou o time defensivamente. Mesmo com jogadores a mais, o time carioca não conseguiu balançar as redes.


Ainda no primeiro tempo, vendo que os cariocas não conseguiam marcar, o Wright resolveu agir de novo. No meio do primeiro tempo, aos 34 minutos, ele expulsou mais dois do Galo, Palhinha e Chicão. Revoltados dirigentes invadiram o campo e começou uma confusão. Wright ainda expulsou todo o banco de reservas alvinegro, jogadores, comissão técnica e diretoria.


Indignados os jogadores do Atlético simularam contusões, como não podia mais substituir e com o número de jogadores a baixo do permitido, o jogo foi encerrado.


Pois é foi o jogo mais roubado e armado que eu já vi. E o pior o safado do Wright continuou na boa, virou comentarista de futebol da Globo. Não vou me surpreender se o Edílson Pereira de Carvalho virar comentarista de futebol.


É lamentável ver alguns flamenguistas insistirem que não foi roubado, que o Flamengo tinha um timão e era superior ao Galo. Não falo mais nada é só analisar o jogo....

2 comentários:

  1. QUE O FLAMENGO DE BOSTA E A REDE GLOBO DO KARAIII VAO TUDO PRO QUINTO DOS INFERNOS QUE A REDE GLOBO ENTRE EM DECADENCIA E A RECORD TE ULTRAPASSE E GANHE SUA AUDIENCIA AE OS DEZ MANDAMENTOS JA FEZ ISSO KKKKK VAI PRO QUINTO DOS INFERNOS GLOBO MALDITA

    ResponderExcluir
  2. QUE O FLAMENGO DE BOSTA E A REDE GLOBO DO KARAIII VAO TUDO PRO QUINTO DOS INFERNOS QUE A REDE GLOBO ENTRE EM DECADENCIA E A RECORD TE ULTRAPASSE E GANHE SUA AUDIENCIA AE OS DEZ MANDAMENTOS JA FEZ ISSO KKKKK VAI PRO QUINTO DOS INFERNOS GLOBO MALDITA

    ResponderExcluir